domingo, 19 de abril de 2015

Mitologia Grega

            A civilização grega teve início por volta do século XX a.C. (entre 2000 e 1900 a.C.), quando invasores de origem indo-européia ocuparam o continente dando início à civilização micênica. Durante essa época a Grécia se chamava Hélade e era constituída por várias regiões autônomas, mas que mantinham a mesma língua e cultura.
A mitologia grega é um conjunto de mitos (histórias e lendas) sobre seres como deuses, titãs, centauros, ninfas, entre outros (de onde se originam heróis, soberanos, vilões). Originou-se da união das mitologias dórica e micênica. Estipula-se que ocorreu por volta de 700 a.C. Ela era utilizada, principalmente, para explicar as dúvidas que os homens não eram capazes de desvendar, como por exemplo, as origens do mundo e das coisas.
A religião era um fator de unidade na Grécia Antiga, eles acreditavam não apenas em um Deus como os cristãos, mas sim em diversos deuses, ou seja, eles eram politeístas. Mas não havia uma “Bíblia” ou qualquer outro livro sagrado como para os hebreus. Não havia, também, sacerdotes, como no Egito por exemplo. As crenças e os mitos eram passados de geração em geração (contada de pai para filho e assim por diante) na tradição oral e em poemas como os de Homero, chamado Ilíada, que narra o principal relato sobre Tróia e Hesíodo, chamado Teogonia (Theos=deus; gomos=origem), onde se descreve a origem e a história dos deuses.
Os deuses nos quais os gregos acreditavam habitavam o monte Olimpo e eram imortais (apesar de terem comportamentos, sentimentos e características semelhantes a dos humanos). Agiam muitas vezes por inveja e, ou vingança utilizando suas virtudes (poderes) sobre os quais recaíam tais sentimentos. Por terem sentimentos como os humanos, era comum um deus se apaixonar e se relacionar com um mortal, os filhos originados dessas relações eram os semideuses e eram mortais como os humanos.
Entre as obrigações a eles devidas, como preces, oferendas e sacrifícios, destacam-se as peregrinações aos grandes santuários (como Delfos, onde se consultava o oráculo).
As ninfas eram consideradas as guardiãs da natureza e também musas, representavam as artes e as ciências.
Os heróis eram seres mortais, frutos de relações de deuses com humanos e são muito importantes na mitologia.
Os titãs eram uma poderosa raça que governada durante um período conhecido como Idade do Ouro. De acordo com a mitologia, eram filhos de Urano (divindade que personificava o céu) e Gaia (deusa da Terra).
Em geral, os seres da mitologia e suas inúmeras histórias eram as respostas para todas as perguntas que, para os gregos, não podiam ser respondidas de forma racional. Então entra em ação a filosofia que tenta explicar de forma diferente a natureza e sua origem sendo, na maioria das vezes, controvérsia as crenças gregas dessa época.





Bibliografia:

Nenhum comentário:

Postar um comentário