domingo, 19 de abril de 2015

Ares

Ares era o deus grego das guerras, da guerra selvagem com sede de sangue, filho de Zeus e Hera, herdou o mal gênio da mãe e a força do pai. Pertence a geração dos grandes doze deuses do Olimpo. Ares era guerreiro, gostava muito de guerras, batalhas e brigas, era muito violento, sanguinário, pelo contrário de muitos ele só encontrava sua paz, em suas lutas e batalhas. Era ele quem governava a cidade de Esparta. Em suas lutas sua chegada era anunciada com gritos que causavam pânico nas pessoas. Diz em "Ilíada" (poema de Homero) que Ares tinha uma quadrilha (carroça puxada por 4 cavalos), que de acordo com o poema, saltavam fogo pelas narinas e eram imortais. Muitos gregos costumavam pedir a ajuda do deus Ares para suas lutas e para isso matavam animais na noite anterior a do combate.
Ares tinha como amante Afrodite, deusa do amor, da beleza e da procriação. Com ela teve dois filhos, o Deimos e o Fobos, que acompanhavam o pai nas batalhas. De acordo com os mitos gregos, o deus Ares teve vários filhos e filhas. Entre eles, podemos citar: Cicno (ladrão de estradas que foi assassinado pelo herói Heracles); Anteros e Phobos (filhos de Ares com Afrodite) e Hipólita (filha de Ares com a rainha amazona Otréra). Dependo da versão, Eros, filho de Afrodite, é um dos muitos filhos de Ares. Ares sempre foi um grande protetor de seus filhos e mesmo sendo um deus de fama ruim, era o único deus que agia desta forma com proteção.

Ares com sua fama era detestado pelos deuses, até seu pai Zeus não gostava dele. Embora Ares gostasse muitas das guerras e batalhas, não era invencível, perdeu muitas vezes. Tem como sua principal rival a deusa Atena que era a deusa das guerras estratégicas, ao contrário de Ares que gostava mesmo de sangue. Seus trajes de batalha eram basicamente, capacete, lança, escudo e uma couraça, também usava uma carroça puxada por quatro cavalos, que soltavam fogo pelas narinas.



Bibliografia:

Nenhum comentário:

Postar um comentário