segunda-feira, 20 de abril de 2015

Império Romano (Resumo)

O termo Roma surgiu, provavelmente, derivado de Rumon, designação dada pelos latinos ao rio Tibre.

Tradicionalmente a história de Roma Antiga é dividida em três grandes períodos: Monarquia, de 753 a.C. (segundo a tradição) à 509 a.C.,; República, de 509 a.C. à 27 a.C. e Império, de 27 a.C. à 396 d.C. (ano da divisão entre Império Oriental e Ocidental, com suas respectivas capitais em Constantinopla e Roma).
A cidade surgiu de um grupo de vilarejos nas sete colunas que se localizam ao longo do rio Tibre. Foram fundadas por tribos que tinham migrado para a Itália, vindas da Europa Central cerca de 1.000 anos antes da tradicional data de 753 a.C. Segundo uma lenda, Roma teria sido fundada por dois gêmeos que foram encontrados e criados por uma loba: Rômulo e Remo. Seu primeiro rei teria sido Rômulo e assim outros seis reis o sucederam. Em 510 a.C., Tarquinius Superbus (Tarquínio o Soberbo) foi expulso da cidade trazendo fim a Roma Monárquica  e dando origem a Roma Republicana.

Em 44 a.C. a “República” encontrou seu fim após a morte de Júlio César. Desde então se seguiram conflitos pelo poder e diversas guerras civis. Em 27 a.C., o primeiro imperador romano tomou o poder e deu início ao que se tornaria o maior império que a civilização já conheceu em termos territoriais, seu nome era Otávio Augustus.







Bibliografia:

 http://pt.wikipedia.org/wiki/Roma_Antiga
http://www.infoescola.com/historia/roma-antiga-monarquia-republica-e-imperio/
http://www.brasilescola.com/historiag/roma-antiga.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário